Tudo no mundo não passa de uma geléia geral

Tudo no mundo não passa de uma geléia geral

sexta-feira, 13 de julho de 2007

51ª Festival Folclórico do Amazonas

Mês passado ( tô mei atrasada ) aconteceu aki em Manaus o 51ª Festival Folclórico do Amazonas que é o equivalente ao do Poty Cabana ( Teresina ) e Lagoa ( João Pessoa ). Como meu namorado tava trabalhando na Barraca da Secretaria da Cultura eu que já pirava pelo tipo de evento, num saia de lá.
Diferente daííí (sem querer humilhar) a arena aki é grandona e a arquibancada é como a de um estádio de futebol. O nome do lugar é Bola da Suframa ( não me perguntem o pq ).
Como em todos os festivais há um bilhão de quadrilhas (lindíssimas),apresentações regionais, e umas danças do ventre q não combinavam com a época festejada. Mas o q eu kero comentar aki é sobre a Ciranda .

Uma parte da arkibancada d lá. Tava vazia ainda pq era cedo


A ciranda daqui do Amazonas não tem muito a ver com aquela de ciranda-cirandinha.A música é bem animada,que nem um forró agoniado e o mais legal é o figurino das minina. Elas usam um troço na perna ( bem descente isso ) mas a cada rodadinha o povo ia a lokuuura...umas cem calcinhas aparecendo e o povo pirando...e eu lá cantando,dançando,kerendo tá lá em baixo ( não pra mostrar a calcinha mas pra dançar q é mega legal ) .Com certeza se eu dançasse na ciranda usaria um mini-short, mas não vem ao caso...
Outra coisa de q eu me lembro é da comida que tinha por lá. Num tinha uma carne de sol Piauiense, nem um sovaco-de-cobra Paraibano mas tinha muita coisa legal.
Aqui o povo é movido a vatapá e a tacacá ( um tipo de sopa,com camarão, goma e uma folha q faz tremer a língua...delícia).Tinha lógico, os espetinhos de gato,conhecidos no mundo todo já e qd me bateu a fome fui no tio dos pastéis.Meu namorado pediu um mixtoe fui na dele, tal foi o meu susto qd encontrei um ovo TODINHO lá dentro, cozido...eu nunca tinha visto isso e comi q nem loka.
Mas o choque maior que eu tive aki ( e foi bem antes do festival ) foi descobrir q cachorro-quente aki é chamado de KIKÃO....por Deus,alguém tem que me dizer o pq disso.Ele é que nem uma sopa...vai tudo dentro. Ah e tem o chamado Bolo Podre q é de tapioca eu acho...
Como já disse meu namorado tava trabalhando na barraca montada pela Secretaria da Cultura,onde eles mostravam as tradições juninas, a história sobre os santos, tinha até cartomante (q passei foi longe dessa vez ). Eu tirei um monte de fotos legais q se perderam qd meu p.c queimou mas queria q vcs vissem como era legal lá. O legal era ficar escondida vendo as menina dando moral pro meu bofe. Eu ficava só de olho na fogueira ao lado ....interessante! Eles tavam pagando 50 conto pra kem chegasse no topo do pau de cebo...pense numa marmota...era pai jogando menino pra cima e ai do menino se num se atracasse no pau... O Kleberton virou a Xuxa de Manaus pq ficava brincando com as crianças...a grande maioria filho de barrakeiros q trabalhavam lá...Volta e meia eu via um sendo atirado na lata de lixo e achando graça ( poxa,tinha foto disso tb ).
Ah e como não podia faltar, teve o boi-bumbá daki...pense numa menina q keria chorar na hora e olha q lá tava bem humilde comparando com Parinthins....lindão...ah,os cantores das cirandas eram akeles do Boi,os bem legais....
Enfim meu povo...foi um mês de festa AND ano que vem eu saio num quadrilha ou não chamo Maria.Vou tá lá de novo....ciranda, ô,ciranda,vamos tooodos cirandáááááhhhh...e cada qual pegue o seu paaaaarrrr,pegue o seu paaaarrrrr....


As quadrilhas daqui são bunitona...e o povo piiiira!!!



Olha as roupas das meninas q legal




Eu e Kleberton que depois de lá fomos ao arraiá do Alemão do BBB....

5 comentários:

E viva o tédio!! VIVA! disse...

"Diferente daííí(sem querer humilhar ) a arena aki é grandona e a arquibancada é como a de um estádio de futebol." PUTA Q PARIU... Q ARENA ESSA... TO AKI BESTA!!!

"Meu namorado pediu um mixtoe fui na dele, tal foi o meu susto qd encontrei um ovo TODINHO lá dentro, cozido...eu nunca tinha visto isso e comi q nem loka." EU ATÉ IMAGINO...

"cachorro-quente aki é chamado de KIKÃO....por Deus,alguém tem que me dizer o pq DISSO" KKKKKKK FALA SERIO... TU EH Q TEM Q DIZER O NOIS.. HOT-DOG=KIKÃO KKKKK NADA A VER

"Enfim meu povo...foi um mês de festa, ano que vem eu saio num quadrilha ou não chamo Maria" VOU COBRAR....


E AINDA TEM GENTE Q ODEIA FESTA JUNINA... VIVA A CULTURA POPULAR


P.S. O BOI EH NOSSO TÁ?!
VC Q PEGARAM EMPRESTADO!

DASUBURBIA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amália disse...

o comentario de cima q ta deletado era meu..eh q eu tava pela conta do regi ai apareceu foi o nome dele..anyway...repito o coment aki

o boi eh nosso...concordo com o rafa...
e tu tb eh...o povo dai so pegou emprestado mas nois ker de vorta depois viu hehehe

ps:o post esta mt bem feito kem fiz?? hehehe

Anônimo disse...

Muito massa Talita!!! Se bem q os arraiá daqui são bem melhores, mas td bem!!!kkkkkkk!!!!
Ei Talita tu deveria ter ido subir no "pau de cebo" pra ganhar a grana, tu ia ganhar!!kkkk!!!
"KIKÃO" = Hot Dog...tb num entendi!!! PQ Será mesmo???
Qdo tu souber posta no blog!!!
Bejião!!

Unknown disse...

arasando ne!!!!=]

quem diz que vc e profº..xD...

fotinha show!!!

bjs!!!

;***